15 bons hábitos para você praticar no dia a dia



Pare um instante para analisar a sua rotina.


Você irá notar que, em grande medida, seus dias estão pautados por maus e bons hábitos, assimilados no curso de sua vida.


Esse conjunto de comportamentos que repetimos consistentemente é o grande responsável pela configuração de nossa identidade, nosso bem-estar e toda variedade de relacionamentos que desenvolvemos.


Em resumo, podemos afirmar que nada nos traduz melhor que os hábitos que praticamos.


Sendo assim, se pretendemos atingir um novo patamar de existência — mais feliz, saudável, produtiva — nosso foco deve ser a criação de novos (bons) hábitos.


Afinal, são eles os agentes da transformação.


Mas, por onde começar?


Lista com 15 bons hábitos que mudarão sua qualidade de vida


Quais seriam os hábitos desejáveis para uma rotina mais interessante?


Há um “roteiro”, cujas ações devemos seguir para chegarmos a melhor versão de nós mesmos?


Bem, um roteiro exato não há.


Porém, ao explorar ideias de bons hábitos, você terá insights e encontrará seu caminho.


Considerando essa estratégia, selecionamos 15 atitudes positivas para inspirar sua revolução pessoal.


Para fazer o melhor uso desta lista, avalie seus objetivos, observe a viabilidade das mudanças sugeridas em relação à sua realidade e escolha se comprometer com algumas das propostas.


Comece pelo que lhe parecer mais simples, pois incorporar novos hábitos não é uma tarefa fácil.


Para economizar energia, o cérebro prefere manter o “piloto automático”.


Logo, para treiná-lo à mudança e fazê-lo se acostumar com um padrão de comportamento diferente, é melhor optar por ajustes graduais.


Conforme você adquirir disciplina com um novo hábito, volte a esta lista e experimente outros desafios.


Agora, que tal descobrir nossas sugestões?


Bons hábitos para começar bem o dia


1. Acorde cedo


O Clube das 5 da manhã — ou “5am club” — adquiriu muita popularidade nos últimos anos.


Os madrugadores defendem que acordar antes da cidade entrar em seu ritmo frenético traz uma infinidade de vantagens.


Produtividade acima da média, acentuada disposição e a sensação de estar à frente de boa parte da população — que prefere se render à preguiça — estariam entre os benefícios do hábito.


Talvez você se entusiasme com a proposta do Clube. Talvez, prefira um horário menos radical.


O que importa é buscar antecipar o despertar.


Experimente alterar seu horário para 15 minutos antes do habitual — tanto na hora de ir para cama quanto levantar.


Aos poucos, você pode aumentar esse tempo, até chegar à sua meta ideal.


2. Arrume sua cama


Charles Duhigg, repórter vencedor do prêmio Pulitzer, afirma em seu livro “O poder do hábito” que “arrumar sua cama todas as manhãs está correlacionado com melhor produtividade, uma maior sensação de bem-estar e maior aptidão para se manter dentro do orçamento”.


Segundo o autor, adotar bons hábitos logo no início do dia deflagra “reações em cadeia, que ajudam outros bons hábitos a se firmarem”.


William Harry McRaven, almirante aposentado da Marinha dos Estados Unidos, também é partidário desse conceito.


Em seu famoso discurso proferido a formandos da Universidade do Texas, McRaven aconselhou: “Se você quiser mudar o mundo, comece arrumando sua cama. Se você arrumar sua cama todas as manhãs, terá cumprido a primeira tarefa do dia. Isso lhe dará um pequeno sentimento de orgulho e o encorajará a realizar mais e mais tarefas”.


3. Beba água logo após acordar


Em jejum, beba entre 500 a 700 ml de água.


É muito para começar? Então inicie com um copo e aumente a dose, quando estiver mais acostumado.


Os benefícios desse hábito são inúmeros!


Podemos citar alguns, para incentivá-lo:

  • fortalece o sistema imunológico;

  • melhora a saúde da pele e cabelos;

  • aumenta a taxa metabólica;

  • favorece a perda de peso;

  • contribui para a regulação de funções cerebrais e equilíbrio do humor.


Faça o teste! E não esqueça de manter o consumo periódico de água durante o transcorrer do dia.


Bons hábitos alimentares


4. Adicione uma porção extra de vegetais em suas refeições


Às vezes desistimos de seguir uma alimentação saudável porque queremos reeducar o paladar — e a própria fome — às pressas.


Prefira construir o hábito de um modo mais flexível.


Coma os alimentos rotineiros, mas reserve um espaço no prato para saladas, legumes ou outros vegetais.


5. Eleja um dia da semana para não consumir carne


A campanha “Segunda Sem Carne” pode ser sua fonte de inspiração.


Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, substituir a proteína animal por vegetais — ao menos uma vez por semana — é uma atitude que faz bem ao planeta, aos animais e à sua própria saúde, pois ajuda a reduzir o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.


6. Não pule o café da manhã


Assim você começa o dia com mais energia e não chega ao almoço faminto!


Além disso, como manterá a fome sob controle, a tendência é que faça escolhas melhores nas próximas refeições.


Bons hábitos de saúde mental


7. Adote um hobby


Dedicar um tempo regular a atividades que promovam lazer criativo equivale a uma verdadeira higiene mental.


No texto “Por que ter um hobby é importante para a minha saúde mental” você encontrará explicações mais detalhadas sobre o assunto.


E se quiser algumas dicas para encontrar seu hobby ideal, confira este texto e este post.


8. Pratique meditação


Estudos científicos atestam que o hábito da meditação é capaz de produzir uma série de efeitos positivos na saúde mental.


Confira alguns desses benefícios, validados por pesquisas acadêmicas — que você pode verificar, ao clicar no link de cada tópico:


9. Faça terapia


Os objetivos da terapia incluem a resolução de:

  • comportamentos problemáticos;

  • pensamentos/crenças limitantes;

  • respostas somáticas (reações desagradáveis que se manifestam no corpo);

  • sentimentos negativos persistentes;

  • problemas de relacionamento.


Você tem dificuldade para encaixar esse hábito à sua rotina? Então considere a possibilidade de fazer terapia online.


O método é tão eficaz quanto a psicoterapia presencial, com a vantagem de ser mais cômodo e prático.


10. Invista no autocuidado


Incremente seu dia a dia com momentos destinados à promoção de sua autoestima e desenvolvimento pessoal.


E não pense que autocuidado se limita a questões de ordem estética!


Explore 23 ideias do que você pode fazer pelo seu bem-estar neste post.


Bons hábitos de saúde física


11. Caminhe 15 minutos por dia


Dê uma volta no quarteirão, leve o cachorro para passear, faça trajetos curtos a pé…


Enfim, crie situações que promovam esse movimento.


12. Substitua o elevador pelas escadas


Outra alteração simples, mas que resultará em melhor condicionamento físico — além de auxiliar na perda de peso e deixar pernas e glúteos mais bonitos!


13. Mantenha uma garrafa d`água ao seu alcance


É mais fácil se manter hidratado quando você não precisa parar o que está fazendo para buscar água.


14. Alongue-se


Uma sugestão é fazer séries curtas de alongamento ao longo do dia.


Experimente vincular esse hábito a determinadas situações que já fazem parte de sua programação normal.


Por exemplo, você pode realizar os movimentos:

  • ao levantar da cama;

  • após usar o banheiro;

  • antes ou depois de tomar banho;

  • nas pausas para o café.


15. Durma 8 horas por dia


De acordo com a National Sleep Foundation, essa é uma boa média para adultos.


Porém, mais do que o tempo de sono, você também deve observar a qualidade das horas de descanso.


Em outro texto do blog, indicamos 6 dicas para dormir melhor. Acesse o conteúdo e saiba como obter um repouso revigorante.


A propósito: se quiser encontrar mais informações relacionadas a bons hábitos, qualidade de vida e bem-estar, acompanhe nossas publicações!


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