Benefícios da meditação para o cérebro

A meditação é uma ótima opção para reduzir nossos índices de estresse, que estão aumentando cada vez mais devido ao ritmo acelerado dos dias de hoje. Ela estimula nossa autoregulação de estados emocionais, nos dá maior consciência e criatividade, pode aumentar o QI e estimula o sistema imunológico, entre muitas outras vantagens.

Os efeitos desta prática em nosso corpo e mente são cientificamente comprovados, inclusive, ela é indicada como complemento em diversos tratamentos tradicionais. Vamos conferir o que esta prática pode trazer de benefícios para o seu cérebro segundo a ciência. Boa leitura!

1. Meditação impede que seu cérebro envelheça

Um estudo da UCLA (Universidade da California em Los Angeles) mostrou que aqueles que praticavam a meditação frequentemente tinham um cérebro mais preservado e, portanto, mais jovem do que aqueles que não praticavam a meditação. Os participantes que praticaram meditação por uma média de 20 anos tiveram maiores volumes de massa cinzenta no cérebro.

2. Ansiolítico natural

Apenas alguns minutos de meditação podem reduzir o estresse e diminuir os efeitos da depressão. Um estudo realizado pela John Hopkins University em 2014 mostrou que existe uma relação entre a meditação e a capacidade de reduzir os sintomas de depressão, ansiedade e dor.

Este estudo apontou que o impacto da meditação é semelhante ao dos medicamentos para tratar a depressão, pois meditação é uma forma de treinar o cérebro. Muitas pessoas têm a ideia de que meditar é sentar e não fazer nada, mas isso não é verdade. A meditação é um treinamento mental para aumentar nossa consciência, além de ser uma excelente ferramenta para tratar os sintomas da depressão.

3. Capacidade de aprendizagem e memória

Em 2011, pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que a meditação pode efetivamente alterar a estrutura biológica do cérebro. O estudo mostrou que 8 semanas de meditação poderiam aumentar a espessura do hipocampo, área responsável pelo aprendizado e pela memória. Da mesma forma, houve uma tendência a diminuir o volume da amígdala, responsável pelo medo, ansiedade e estresse.

4. Melhora na concentração e capacidade cognitiva

Ter problemas de concentração e atenção não é apenas uma questão infantil. É um problema que afeta milhões de adultos em todo o mundo. Um estudo recente realizado no Canadá mostrou um interessante efeito da meditação: ela aumenta em cerca de 16% nossas capacidades de concentração na vida diária. De acordo com a pesquisa, ao praticar meditação pelo menos duas vezes por semana, aumentamos nossa concentração e capacidade de evitar distrações, melhorando nossa qualidade de vida.

5. Contra ansiedade e fobias

Muitas pessoas meditam pelos benefícios quase imediatos na redução do estresse. Nos últimos anos, várias técnicas de meditação foram popularizadas. Uma delas, criada no Centro de Desenvolvimento da Mente da Universidade de Massachusetts, chama-se Redução do Estresse Baseada em Mindfulness. Ela ajuda as pessoas a reduzirem sua ansiedade quando confrontadas com situações fora de sua zona de conforto.

A técnica consiste num curso de 8 semanas, e diminui drasticamente os índices de estresse e a sensação de desespero frente a problemas. Seus efeitos podem duram anos.

Além disso, a Universidade de Stanford confirmou em outra pesquisa de 2013 que as técnicas de meditação focadas na redução dos níveis de ansiedade geraram mudanças no cérebro dos pacientes em regiões que envolvem o autocuidado e a ansiedade resultantes da pressão social.

6. Controlar vícios

Existem vários estudos que afirmam essa teoria. Um deles, realizado pela American Lung Society, mostrou que a meditação é ainda mais eficaz do que programas para parar de fumar e, além disso, a duração de seu efeito é ainda maior do que a dos tratamentos tradicionais. Isso pode se dar devido ao fato de que a meditação ajuda de alguma forma a "desconectar-se" desses hábitos. E tendo um estado mental e físico mais saudável, nos afastamos desses vícios.

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