Cansaço excessivo: saiba o que pode estar por trás disso

Atualizado: Abr 28

Você tem se sentido excessivamente cansado e não consegue descobrir o motivo? Veja uma lista com mais de 30 possíveis causas e saiba o que fazer para lidar com o problema.

Cansaço inexplicável é sintoma de diferentes condições de saúde física e mental.
Aquela sensação de cansaço inexplicável pode ser aviso de uma condição de saúde subjacente.

Índice:

Sintomas do cansaço excessivo

Causas do cansaço excessivo

1. Quantidade de água ingerida

2. Horas de descanso

3. Qualidade do sono

4. Excesso de cafeína

5. Dieta

6. Sedentarismo ou excesso de exercícios

7. Condições médicas

8. Problemas de saúde mental

9. Situações relacionadas ao trabalho

Como se livrar do cansaço excessivo

O cansaço excessivo é sintoma de muitas condições de saúde física ou mental.


Também pode ser decorrente de hábitos prejudiciais, como sedentarismo e dieta pobre em nutrientes essenciais ao funcionamento do organismo.


Mas quando entender o cansaço como sinal de algo mais sério?


Afinal, ele não é uma consequência natural de atividades — ou da própria rotina?


Depende.


Seu cansaço desaparece após uma boa noite de sono? Parece proporcional e lógico, considerando suas possíveis causas?


Caso responda “sim” a essas questões, não há motivo para preocupação.


A situação muda quando o cansaço é contínuo, persistente e parece estar piorando com o tempo — supostamente, sem razões concretas.


Quer entender melhor essa diferença?


Então confira o próximo tópico deste texto.

Conteúdo relacionado: Cansaço mental: 5 maneiras simples de combater a sensação de esgotamento

Sintomas do cansaço excessivo


São indícios de que seu cansaço está além do normal quando:

  1. Você pega no sono ou cochila em momentos inapropriados.

  2. Se sente exausto após esforços banais.

  3. Acorda desanimado, como se o tempo de sono não tivesse efeito reparador.

  4. Em sua rotina, são comuns sensações de fraqueza, apatia e preguiça.

  5. Tem muita dificuldade de vencer a sonolência durante o dia.

  6. Percebe que sua concentração e memória estão deficientes.

  7. Não consegue pensar com clareza.

  8. Nota a visão embaçada.

  9. Sente tonturas e enjoos.

  10. Seu raciocínio está mais lento.

  11. Sua produtividade está reduzida.

  12. Vê seu corpo se mover com dificuldade, como se os músculos estivessem pesados ou doloridos.

  13. Seu apetite está alterado.

  14. Sente falta de disposição e energia, mesmo para realizar atividades prazerosas.

  15. Frequentemente você está de mau humor, irritado e emocionalmente instável.

  16. Você tem crises de enxaqueca ou dores de cabeça frequentes.


Esses sintomas descrevem seus dias típicos?


Cuidado!


Eles podem ser resultados de condições que você, sozinho, talvez não consiga identificar.


É importante que você converse com um profissional de saúde, relatando os sinais de cansaço de maneira mais detalhada possível.


Isso ajudará o médico a avaliar quais exames deve pedir e orientar sobre os melhores especialistas para seu caso.


Causas do cansaço excessivo


As causas do cansaço excessivo tendem a se concentrar em pelo menos um desses 4 aspectos: estilo de vida, condições médicas, problemas de saúde mental e situações relacionadas ao trabalho.


Vamos começar falando do setor que está mais sob nosso controle: o estilo de vida.


O que, em nosso dia a dia, em nossos hábitos, pode ser responsável pela sensação de letargia?


Veja alguns pontos que merecem sua atenção:


1. Quantidade de água ingerida


O cansaço é um sintoma comum da desidratação (quando o corpo usa ou precisa de mais água do que você consome).


Para contornar o problema, a recomendação é que você beba entre 2 a 2,5 litros de água por dia.


Uma dica: sabe quando você sente fome e não sabe “de quê”? Beba água. Geralmente, isso resolve o problema.


2. Horas de descanso

O cansaço excessivo pode ser resultado de sono de má qualidade ou repouso insuficiente.
Durante o sono, o corpo produz uma série de hormônios e otimiza o metabolismo.

Segundo a National Sleep Foundation, adultos precisam de 7 a 9 horas de sono para atender às necessidades de repouso.


Se a sua média está abaixo desse padrão (ou muito acima), considere alterar seus horários de ir para a cama e despertar.


3. Qualidade do sono


Não basta dormir o suficiente.


É preciso garantir que o ambiente seja oportuno ao sono revigorante.


Isso significa que seu quarto deve ser silencioso, o mais escuro possível e na temperatura adequada (entre 16 e 21 graus).

Para garantir que suas horas de sono sejam revigorantes, veja a lista de hábitos para dormir melhor que publicamos no blog.

4. Excesso de cafeína


Aquela xícara de café que você bebe para iniciar o dia, certamente, não é um vilão.


O problema está no consumo exagerado — cujo efeito rebote é a sensação de cansaço.


Se, para permanecer alerta, você percebe que precisa de doses constantes de cafeína (presente não apenas no café, mas também em refrigerantes, energéticos e alguns suplementos), experimente limitar o consumo a 4 xícaras (225 ml) de café fresco, em momentos alternados do dia — evitando sua ingestão após o fim de tarde.


5. Dieta


Frituras, carboidratos refinados, doces, fast food… Se essa é a base de sua alimentação diária, pode estar aí a causa de seu cansaço.


Adicione frutas, verduras e legumes às suas refeições — são escolhas mais inteligentes para quem busca energia e disposição.

Você pode se valer, também, de alimentos que combatem a depressão. Clique no link para conferir diversas opções e entender o porquê dos possíveis benefícios de cada um deles.

6. Sedentarismo ou excesso de exercícios


Os dois extremos inimigos da saúde física e mental.


Encontre o ponto de equilíbrio!


7. Condições médicas


O cansaço excessivo pode ser sintoma de doenças subjacentes, dentre as quais podemos mencionar:

  • coronavírus (Covid-19) — sendo que a fadiga crônica pode persistir por meses após a infecção;

  • anemia;

  • desequilíbrios na tireoide (hipotireoidismo ou hipertireoidismo);

  • diabetes;

  • doença celíaca (intolerância ao glúten);

  • enfisema;

  • apneia do sono;

  • infecções;

  • pressão alta;

  • doenças hepáticas;

  • obesidade;

  • fibromialgia;

  • artrite;

  • câncer;

  • esclerose múltipla;

  • problemas cardíacos;

  • doença de Addison.


Por essa lista você já pode concluir porque é tão importante contar com avaliação médica diante da persistência do cansaço.


Não protele a busca por diagnóstico e, consequentemente, o encontro do tratamento adequado.


8. Problemas de saúde mental


As causas do cansaço excessivo também podem estar relacionadas a certas condições psicológicas, incluindo:


Ou seja, se a revisão de seus hábitos não surtir efeito e exames laboratoriais não chegarem a um veredicto sobre as causas de seu cansaço, pode ser muito útil — e revelador! — conversar com um psicólogo.


Na verdade, mesmo na presença de outros problemas, o acompanhamento psicoterapêutico será recomendado — pois te ajudará a desenvolver resiliência e saudáveis perspectivas de enfrentamento.

Por vezes, as pessoas protelam a consulta com um psicólogo porque têm uma noção muito vaga de como funciona a terapia.


Se esse é o seu caso, as explicações detalhadas no texto Consulta com psicólogo: como é a primeira sessão de terapia? serão muito úteis para você.

9. Situações relacionadas ao trabalho

Fadiga crônica é um dos sintomas da síndrome de burnout.
A explicação para o cansaço excessivo pode estar em uma rotina de trabalho intensa ou desregrada.

O cansaço inexplicável pode ser resultado da rotina profissional.


Aqui, é importante que você esteja atento não apenas a mudanças recentes. Por vezes, a fadiga aparece em função de práticas com as quais você está acostumado e nunca pareceram prejudiciais — até agora.


É comum que as causas do cansaço excessivo estejam associadas aos seguintes problemas:

  • conflitos com a equipe de trabalho;

  • jornadas excessivas ou turnos irregulares;

  • ambiente de trabalho barulhento ou com temperaturas muito desagradáveis;

  • tarefas repetitivas e entediantes;

  • trabalhar sozinho — ou interagir pouco com outros colegas;

  • insegurança quanto ao emprego;

  • ser workaholic;

  • insatisfação com o trabalho;

  • sobrecarga de atribuições.

A sensação de esgotamento também pode ser indício da síndrome de burnout. Porém, os sintomas de burnout vão muito além do cansaço. No link em destaque você encontra explicações mais detalhadas sobre a condição.

Como se livrar do cansaço excessivo


Primeiro, vamos enfatizar: o cansaço inexplicável deve ser discutido com seu médico. Se a causa da fadiga crônica estiver relacionada com algum problema de saúde mais sério, mesmo que você siga todas as orientações abaixo, você não irá recuperar sua energia e disposição.


Além disso, enquanto adia um checkup, a situação de saúde pode se agravar, trazendo a necessidade de tratamento mais complexo.


Sabendo disso, as demais medidas que você pode adotar para eliminar a sensação de cansaço incluem:

  1. Começar o dia com um bom café da manhã.

  2. Fazer refeições regulares (e saudáveis) a cada 3 ou 4 horas.

  3. Iniciar uma rotina de exercícios.

  4. Reduzir o consumo de álcool.

  5. Beber mais água.

  6. Fazer um detox digital.

  7. Dormir e acordar, todos os dias, no mesmo horário.

  8. Dedicar tempo a atividades de lazer.

  9. Cortar a cafeína (faça o teste por um mês e avalie como se sente).

  10. Parar de fumar — o cigarro reduz seus níveis de oxigênio e dificulta a respiração, o que compromete sua energia.

  11. Evitar cochilos durante o dia. Eles podem atrapalhar seu ritmo circadiano. Porém, se você se sente sonolento e desatento durante à tarde, é preferível que você tire um cochilo de 20 minutos, após o almoço. Apenas tome o cuidado de não ultrapassar essa média de tempo.

  12. Tomar sol — uma caminhada de 15 minutos, ao ar livre, é o ideal. Se não puder sair, garanta que a luz natural possa entrar pelas janelas do ambiente onde você passa a maior parte do tempo.

  13. Introduzir atividades relaxantes na rotina — que tal ouvir música enquanto trabalha?

  14. Evitar situações e pessoas que te deixam irritado, frustrado ou melancólico.

  15. Fazer pausas durante o trabalho. Levante-se, alongue-se, beba um copo d’água!

  16. Encontrar um método para diminuir a desorganização — tanto de espaços físicos quanto da sua agenda de compromissos.

  17. Adotar o dia da saúde mental como prioridade em sua agenda. Se for possível, uma vez por semana. Ou, pelo menos, programe-se para ter esse momento uma vez por mês.


Leitura complementar: Bons hábitos: pequenas mudanças que farão você se sentir MUITO melhor (acesse o texto para aprender um passo a passo simples, que te ajudará a desenvolver novos hábitos).



Clínica de Psicologia Nodari

Clínica de Psicologia Especializada em Terapia Cognitivo Comportamental.

Está localizada na Vila Mariana/SP


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