Como prevenir os sintomas de enxaqueca?




É possível prevenir os sintomas da enxaqueca

Quem sofre com os sintomas de enxaqueca sabe que medicamentos cumprem seu papel durante as crises.

Mas ficar refém desse recurso pode ser bastante frustrante.

Afinal, quem tem algum tipo de dor crônica deseja se ver livre do incômodo — e não apenas, literalmente, remediá-la.

Infelizmente, não há um protocolo padrão, capaz de eliminar as dores de cabeça em 100% dos casos.

No entanto, sabe-se que mudanças no estilo de vida são eficazes para reduzir os sintomas de enxaqueca.

Neste texto, destacamos 7 medidas que você pode, facilmente, introduzir em seu cotidiano e verificar os resultados.

Que tal experimentar?



1. Descubra quais são os gatilhos de seus sintomas de enxaqueca


As causas da enxaqueca são múltiplas. E os fatores que desencadeiam as dores também variam, de pessoa para pessoa.

Ou seja, os gatilhos (“facilitadores”) de suas crises podem não ser os mesmos daquele seu conhecido.

Não há uma resposta única. Portanto, o ideal é que você aprenda a observar associações entre seus sintomas e o que fez ou consumiu horas antes dos episódios.


Confira esta lista com potenciais gatilhos da enxaqueca:


  • dormir pouco ou dormir demais;

  • adoçante aspartame;

  • conservante glutamato monossódico (MSG);

  • chocolate;

  • cafeína (em excesso ou abstinência);

  • beber pouca água;

  • pular refeições (passar muito tempo em jejum);

  • mudanças de clima;

  • bebidas alcoólicas (em especial vinho tinto);

  • alimentos fermentados, curados ou em conserva;

  • estresse no trabalho;

  • cigarros;

  • exposição a cheiros fortes (como gasolina ou produtos de limpeza);

  • ambientes com ar condicionado;

  • período pré-menstrual.

Uma dica: faça uma lista com todos os possíveis gatilhos que puder coletar.

Anote num diário — sugerimos o método bullet journal, que é mais prático — e assinale sempre que os experimentar.

Com o tempo, você irá enxergando um padrão.


Pode descobrir, por exemplo, que suas crises de enxaqueca costumam acontecer depois do final de semana — quando você muda seus hábitos de sono. Ou após usar molhos de saladas prontos — cheios de glutamato monossódico.

Conhecendo seus gatilhos, claro, você pode aprender a evitá-los, garantindo distância dos sintomas da enxaqueca.




2. Dê uma chance aos óleos essenciais



A aromaterapia como aliada no combate à enxaqueca

Você sabia que existem centenas de estudos científicos que comprovam os efeitos da aromaterapia?

Um artigo da revista médica European Neurology, por exemplo, mostra que a inalação de óleo essencial de lavanda, por 15 minutos, é capaz de atenuar (ou até eliminar) os sintomas da enxaqueca.

Outra pesquisa, publicada no periódico International Journal of Clinical Practice, atesta que uma solução com 10% de óleo essencial de hortelã-pimenta — aplicada na testa e nas têmporas — promove alívio de sintomas típicos da enxaqueca, como dor, náuseas, vômito, sensibilidade à luz e ruídos.

São bons argumentos para você investir nessa terapia alternativa, não é mesmo?



3. Mantenha sua rotina nos trilhos


A regularidade de hábitos saudáveis é grande aliada de uma vida livre de dores de cabeça.

Robert Cowan, chefe da Divisão de Medicina da Dor de Cabeça da Universidade de Stanford, é categórico: “a enxaqueca é um problema entre você e seu ambiente”.

Claro, existem coisas que não podemos controlar — como o clima e imprevistos.

Mas boa parte de nossa relação com o ambiente se dá por meio de nossas escolhas diárias — ou seja, nosso comportamento.

Segundo Cowan, o compromisso com padrões de comportamento benéficos é a chave para gerenciar os sintomas da enxaqueca.

Assim, ele recomenda consistência quanto aos horários de sono, refeições e exercícios físicos.

Essa estabilidade repercute no bom funcionamento do cérebro, afirma o especialista.



4. Agende uma massagem


Outra estratégia simples, que você pode adotar em seu cotidiano, é experimentar massagens terapêuticas.

De acordo com estudo divulgado pela Universidade de Oxford, basta uma sessão de massagem por semana para reduzir a frequência das crises de enxaqueca, melhorar a qualidade do sono, diminuir o estresse e aprimorar habilidades de enfrentamento.



5. Cuide de sua postura



Sobrecarregar os músculos da cabeça, pescoço e ombros pode causar sintomas de enxaqueca.

Se você passa longas horas curvado sobre seu computador, por exemplo, considere fazer ajustes nos móveis que utiliza, deixando sua postura mais ereta.



6. Proteja-se do sol



Além da fotofobia ser um dos sintomas de enxaqueca, muitos pacientes são mais sensíveis à luz do que as outras pessoas — mesmo quando não estão sentindo dor de cabeça.

Para se prevenir desse incômodo, que pode ser gatilho para novas crises, aposte no uso de óculos de sol.

Se necessário, complemente a proteção com um boné ou chapéu.

Também reduza a exposição ao brilho excessivo de telas de celular, computadores e demais luzes artificiais.




7. Gerencie seu estresse



O estresse pode desencadear a enxaqueca


Segundo a American Migraine Foundation, até 70% das crises de enxaqueca são desencadeadas pelo estresse.

Lógico, seria perfeito se pudéssemos eliminar todos os fatores estressantes de nosso dia a dia. Mas sabemos que essa meta é pouco realista…

Então, o que podemos fazer?

A solução é melhorar nossa resposta fisiológica ao estresse.

Para tanto, a principal estratégia é fazer terapia (que pode ser realizada online), a fim de desenvolver habilidades de enfrentamento mais assertivas.

Outras sugestões incluem:


Se você quiser dicas adicionais para limitar o estresse — e, consequentemente, os sintomas da enxaqueca —, basta acessar nossos perfis nas redes sociais (Instagram e Facebook).

O conteúdo que compartilhamos por lá é voltado à promoção de saúde física e mental.

Certamente você encontrará várias orientações que se aplicam à sua busca por maior qualidade de vida.





Clinica de Psicologia Nodari

Clínica de Psicologia Especializada em Terapia Cognitivo Comportamental.

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