Desorganização: estratégias para se livrar da bagunça sem se estressar

Método para se ver livre da desorganização — a partir de agora!


passo a passo para se livrar da desorganização
Confira um passo a passo para se livrar da desorganização

A desorganização impera em sua vida?


Está cada vez mais difícil enxergar uma luz no fim do túnel — porque a bagunça não deixa?


O tom pode ser de piada, mas quem vive em meio ao caos sabe: muitas vezes, ele realmente traz a sensação de impotência.


Aquelas dicas de organização que tantos distribuem são inspiradoras.


Dá vontade de colocá-las em prática!


Mas quando a desordem se torna um hábito... é complicado operar no sentido oposto.


Na verdade, o que falta ao desordeiro não são referências de locais arrumados e organizações impecáveis.


O que falta é o método para chegar até esse resultado.


E como encontrar um método para pessoas não metódicas?


É complicado ensinar técnicas para pessoas com desorganização crônica, pois seus objetivos são muito altos. Suas metas parecerem impossíveis de atingir.


Então, desanimam, já que o esforço necessário à mudança soa descomunal.


Mas hoje vamos desafiar esse entendimento.


Continue lendo e verifique como.


1. Desorganização e procrastinação


Procrastinação leva à desorganização — e vice-versa.


Ter esse raciocínio em mente é útil, pois significa que dicas para evitar a procrastinação também funcionam para casos de desorganização.


Um dos elementos em comum entre procrastinação e desorganização é o “deixar para depois”.


Mas o “depois” idealizado — repleto de fôlego, paciência e destreza — não chega.


As opções são desistir (e continuar adiando o trabalho) ou fazer algo absolutamente banal, que pouco modifica o cenário da bagunça.


O que pode ser feito a qualquer momento será feito em nenhum momento.” — Provérbio escocês

Então, qual a saída?


Regra do mínimo esforço


Exatamente: valorize essa coisa “absolutamente banal” que está ao seu alcance realizar.


É por ela — e não por acúmulos de anos — que você deve começar.


Saiba que nosso cérebro gosta de poupar energia. Ele nos faz evitar aquilo que demanda muito empenho de pensamento.


Claro, quando se trata de algo que nos interessa, que fazemos com prazer, a situação é outra.


Mas, convenhamos, quem olha para sua própria desorganização não está mirando um objetivo reconfortante.


Geralmente o cenário é confuso e angustiante.


Então, respeite seu cérebro e economize energia.


Escolha coisas mínimas, que podem ser resolvidas rapidamente, como se o seu intuito fosse de apenas iniciar a arrumação e não concluí-la.


Por que a estratégia funciona?


Porque ela irá auxiliar em 5 pontos que são dificuldades comuns de pessoas desorganizadas (e procrastinadoras):

  1. foco delimitado (saber exatamente para onde olhar);

  2. objetivo específico e tangível (a ideia de início — e fim — se torna concreta, diferente de quando se olha para a bagunça como um todo);

  3. recorte temporário (pequenas desordens são rápidas de solucionar, não implicam grandes ajustes na agenda);

  4. conclusão de tarefas (com sensação de satisfação pela pequena — mas real — mudança);

  5. percepção de que a organização se dá, literalmente, um passo de cada vez.


2. Desorganização e tempo


A gerência do tempo é um dos maiores empecilhos de quem vive em desorganização.


Como não há um perfeito itinerário detalhado numa agenda, as horas nunca parecem suficientes.


A sensação é de estar sempre muito ocupado, sobrecarregado e, lógico, cansado demais para dar ordem a algo que, supostamente, pode esperar mais um pouco.


Qual a solução para esse impasse?


Experimente esta técnica:


15 minutos de faxina


Dedicar 2 horas para uma empreitada de organização pode representar um luxo para você.


Mas 15 minutos soa diferente.


É mais realista e viável.


A dica é estabelecer esse tempo como meta diária para um “exercício de faxina” — em qualquer ponto que esteja avolumando sujeira em sua rotina.


Pode ser a bagunça na mesa de trabalho, em seus emails, na lavanderia, na pia de louças... Ou no seu campo de visão mais imediato.


O procedimento é simples:

  • Limpe e organize, por 15 minutos.

  • Use um timer para marcar o tempo.

  • Faça no seu ritmo. Com a prática, os 15 minutos passam a ser cada vez mais produtivos — e “indolores”.

Cuide dos minutos e as horas cuidarão de si mesmas.” — Lord Chesterfield

3. Desorganização e acúmulos

como se livrar da bagunça
O apego a objetos que não se adequam mais ao estilo de vida são comuns em casos de desorganização crônica.

Desorganização pressupõe excessos. Tanto de compromissos quanto de objetos.


A chave para se livrar dessas duas fontes de acúmulos pode ser resumida numa habilidade:


Aprenda a dizer não


Avalie se os seguintes comportamentos são comuns em seu dia a dia — e comece a dizer mais “nãos” quando os perceber:


Perfeccionismo


Por não acreditar que outras pessoas possam ajudar em certas tarefas, há centralização de diversas funções.


Resultado: sobrecarga inadministrável, que exige tempo e disposição que extrapolam a realidade.


É difícil abandonar o perfeccionismo, mas tente exercitar a sabedoria popular do “feito é melhor que perfeito” sempre que tiver a oportunidade.


Delegue responsabilidades.


Seu horizonte de atuação ficará menos tumultuado.


Apego


Quantos itens inúteis ocupam espaço em sua casa, local de trabalho, carro ou bolsa?


Eles permanecem porque você se acostuma eles. Se tornam familiares.


E quanto mais as coisas demoram a sair, mais significado assumem.


Há pessoas que se apegam, sem perceber, a:

  • objetos danificados — que, definitivamente, não serão consertados;

  • papéis, que poderiam ser digitalizados;

  • roupas que já não expressam sua personalidade;

  • produtos fora do prazo de validade;

  • rotinas antigas, que não funcionam mais.


Para se ver livre desse hábito, é preciso dizer não à permanência.


Comece pelos itens mais fáceis de descartar.


O horizonte de organização o deixará motivado a prosseguir.


Culpa ou medo de causar má impressão


Você já pensou que sua desorganização crônica pode ser resultado de uma percepção exagerada?


Você acumula coisas a fazer e resolver, porque considera que é sua obrigação aceitá-las.

Mas será que todos esses acréscimos são tão urgentes? Só você pode resolvê-los? Não há espaço para negociação de prazos — mais sensatos à sua realidade?


Encontre e respeite seus limites.


Dizer não é humano e liberta de excessos.


Não assuma responsabilidades extras por medo de parecer grosseiro, improdutivo ou indiferente.


Se quiser ajudar, mostre soluções alternativas.


Estratégias extras: dicas rápidas para se livrar da desorganização


1. Mantenha uma direção específica ao arrumar as coisas (da esquerda para a direita e de cima para baixo é uma estratégia que funciona bem).

2. Use um grande saco de lixo e percorra a casa adicionando itens de descarte até enchê-lo. Faça isso uma vez por semana.

3. Cumpra o desafio 12-12-12: encontre 12 itens para jogar fora, 12 coisas para doar e 12 objetos para colocar de volta ao lugar original.


O método você já tem. Agora é só começar a testá-lo!


Desorganização: frases e pensamentos que inspiram novas atitudes

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“Sempre parece impossível até que seja feito.” — Rachel Mueller-Lust

1. “A desordem nada mais é do que decisões adiadas.” — Barbara Hemphill


2. “Não tenha nada em casa que não saiba ser útil ou que acredite ser bonito.” — William Morris


3. "O caos não é o problema; o que importa é quanto tempo se leva para encontrar a coerência." — Doc Childre e Bruce Cryer


4. “Não é o que você faz, mas o que você não faz — as coisas que você adia, não as coisas que você realiza — que te deixa cansado.” — Donna Otto


5. “Quanto mais disciplinado você se torna, mais fácil fica a vida.” — Steve Pavlina


6. “O tempo é a moeda da sua vida. É a única moeda que você tem e só você pode determinar como ela será gasta.” — Carl Sandburg


7. “Organizar-se é um sinal de respeito próprio.” — Gabrielle Bernstein


8. “Organização não é perfeição. Trata-se de eficiência. Redução do estresse e da desordem. Economia de tempo e dinheiro. E melhoria geral da qualidade de vida.” — Christina Scalise


9. “Sempre parece impossível até que seja feito.” — Rachel Mueller-Lust


10. "O pensamento é útil quando estimula a ação; e é obstáculo quando a substitui." — Bill Raeder


11. “Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje.” — Karen Lamb


12. “Um doloroso dever cumprido torna o próximo mais claro e mais fácil.” — Hellen Keller


13. "O começo é metade de todas as ações." — Provérbio grego


14. “O ponto principal é, se você não usar ou precisar, é uma desordem. E precisa acabar.” — Charisse Ward


15. “Não diga que você não tem tempo suficiente. Você tem exatamente o mesmo número de horas por dia que foram dadas a Helen Keller, Pasteur, Michaelangelo, Madre Teresa, Leonardo da Vinci, Thomas Jefferson e Albert Einstein.” — H. Jackson Brown Jr.


16. “Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que você pode" — Arthur Ashe


17. “Você pode saber se uma pessoa está organizada verificando sua área de trabalho.” — Ali AlJa'bari


18. "Uma tarefa deixada por fazer fica pendente em dois lugares: no local em questão e dentro da sua cabeça. As tarefas incompletas na sua mente consomem a energia da sua atenção à medida que corroem a sua consciência." — Brahma Kumaris


19. “A ordem externa contribui para a calma interior.” — Gretchen Rubin


20. “Uma forma de aumentar nossa força de vontade e foco é administrar nossas distrações em vez de deixar que elas nos controlem.” — Daniel Goleman


21. A desordem não é apenas uma coisa física. São ideias antigas, relacionamentos tóxicos e hábitos ruins. A desordem é tudo o que não oferece suporte ao seu eu melhor.” — Eleanor Brownn


22. “A vida é muito curta para você cuidar dos detalhes errados.” — Alexandra Stoddard


23. “Cada minuto que você gasta planejando, economiza 10 minutos na execução; isso dá a você um retorno de 1.000 por cento sobre a energia!” — Brian Tracy


24. "O segredo de ficar à frente é começar.” — Mark Twain


25. “O tempo é uma coisa criada. Dizer ‘não tenho tempo’ é dizer ‘não quero’.” — Lao Tzu


26. “Uma reorganização dramática da casa causa mudanças igualmente dramáticas no estilo de vida e na perspectiva. É a transformação da vida.” — Marie Kondo


27. “O inconsciente está pedindo à mente consciente para fazer um plano.” — Roy F. Baumeister


28. “Nossos objetivos só podem ser alcançados por meio de um plano, no qual devemos acreditar fervorosamente e sobre o qual devemos agir com vigor. Não há outro caminho para o sucesso.” — Pablo Picasso


29. “Livre-se da desordem e você descobrirá que ela estava bloqueando a porta que você estava procurando.” — Katrina Mayer


30. “Algumas pessoas procuram um lugar bonito. Outros tornam um lugar bonito.” — Hazrat Inavat Khan


31. “Nunca olhe para trás, a menos que esteja planejando seguir esse caminho.” — Henry David Thoreau


32. “Organizar-se nas rotinas normais da vida e terminar pequenos projetos que você iniciou é um primeiro passo importante para alcançar objetivos maiores. Se você não consegue controlar as coisas pequenas, como vai conseguir se concentrar nas coisas grandes?” — Joyce Meyer


33. “Para cada minuto gasto organizando, uma hora é ganha.” — Benjamin Franklin


34. “Nunca comece o dia antes de o terminar no papel.” — Jim Rohn


35. “Para a maioria de nós, o problema não é a falta de metas, mas a quantidade excessiva delas.” — Roy F. Baumeister


36. “Você nunca se organizará se não tiver uma visão para sua vida.” — Linda Eubanks


37. “Com a organização, vem o empoderamento.” — Lynda Peterson


38. “A chave não é priorizar o que está em sua programação, mas programar suas prioridades." — Stephen Covey


39. “Mais tarde é o melhor amigo da desordem.” — Peter Walsh


40. “O problema de muitos planos é que eles se baseiam na maneira como as coisas estão agora. Para ter sucesso, seu plano pessoal deve se concentrar no que você quer, não no que você tem.” — Nido Qubein


41. “Você não precisa ser ótimo para começar. Mas precisa começar para ser ótimo.” — Zig Ziglar


42. “Sem objetivos e aspirações, a disciplina vai parecer um sofrimento inútil.” — Peter Hollins


43. “O primeiro passo para criar a vida que você deseja é livrar-se de tudo o que você não deseja.” — Joshua Becker


44. “Imagine-se vivendo em um espaço que contém apenas coisas que despertam alegria.” — Marie Kondo


45. “O momento mais assustador é sempre um pouco antes de você começar.” — Stephen King


46. “Um bom sistema encurta o caminho para a meta.” — Orison Swett Marden


47. “Primeiro vem o pensamento; a seguir, a organização desse pensamento em ideias e planos; em seguida, a transformação desses planos em realidade.” — Napoleon Hill


48. “Um objetivo sem um plano é apenas um desejo." — Antoine de Saint-Exupéry


49. “Amanhã é geralmente o dia mais movimentado da semana.” — Provérbio espanhol


50. “Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer.” — Steve Jobs


51. “Manter a bagagem do passado não deixará espaço para a felicidade no futuro.” — Wayne L. Misner


52. “Se você quer viver uma vida feliz, vincule-a a um objetivo, não a pessoas ou coisas.” — Albert Einstein


53. “As coisas mais importantes da vida não são coisas.” — Anthony J. D'Angelo


54. "Talvez a vida que você sempre quis esteja enterrada sob tudo o que você possui.” — Joshua Becker


55. “Nada é particularmente difícil se você dividir em pequenos trabalhos.” — Henry Ford


56. "A maneira de começar é parar de falar e começar a fazer.” — Walt Disney


57. “Livre-se da desordem e você descobrirá que ela estava bloqueando a porta que você estava procurando.” — Katrina Mayer


58. “Se você quer fazer um trabalho fácil parecer muito difícil, continue adiando.” — Olin Miller


59. Não importa quão grande ou difícil um problema possa ser, livre-se da confusão dando um pequeno passo na direção da solução." — George F. Nordenholt

Clínica de Psicologia Nodari

Clínica de Psicologia Especializada em Terapia Cognitivo Comportamental.

Está localizada na Vila Mariana/SP

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