Dia da Saúde Mental: tenha sua própria experiência

Quer renovar as energias, colocar as ideias em ordem e cuidar de seu bem-estar? Então veja uma programação especial para você ter seu próprio dia da saúde mental.

Experimente reservar (ao menos) um dia por mês para se dedicar à sua saúde mental.

No calendário oficial, o Dia da Saúde Mental é celebrado, mundialmente, todo dia 10 de outubro, desde 1992.


A data existe — e é relativamente recente — porque estamos começando a ver a saúde mental como uma “realidade”.


Talvez, com o tempo de quarentena, mais pessoas passaram a perceber as conexões entre corpo e mente.


Elas deveriam ser óbvias, não concorda?


Deveríamos saber como cuidar da saúde mental assim como aprendemos a escovar os dentes.


E deveríamos nos sentir à vontade para buscar um especialista, quando sentimos algo errado.


Mas ainda não chegamos nesse patamar.


Não falamos de sintomas de depressão com a mesma naturalidade que falamos sobre um problema de pele.


Portanto, está aí o motivo do Dia da Saúde Mental:


Temos muita desinformação, preconceitos e estigmas para abandonar.


Convenhamos, as noções que geralmente temos de problemas mentais são bem rasas.


Às vezes, baseadas em espécies de caricaturas das doenças. E, outras vezes, interpretadas como “drama” de quem sofre com coisas que “não existem”.


Além disso, temos a tendência de só perceber que precisamos cuidar de nossa própria saúde mental depois que aparecem os prejuízos…


Então, aqui vai uma sugestão:


Que tal viver o dia da saúde mental, na prática?


Não precisa ser dia 10 de outubro.


Escolha qualquer data próxima, que você possa reservar para uma experiência diferente.


A proposta é que você siga uma programação especial, para mimar seu bem-estar, colocar as ideias em ordem e fazer o teste de seus efeitos nos dias seguintes.


Aceita o desafio?


Veja um passo a passo para você ter seu próprio dia da saúde mental:


1. Decida o que deseja obter de um dia de saúde mental


Tire um tempo para analisar suas necessidades atuais.


O que te faria bem neste momento?


Relaxar, desacelerar, melhorar a concentração, resolver algum problema que está tirando o seu sono?


Escolha sua prioridade.


E faça dessa escolha sua meta do dia.


2. Dê folga ao botão de soneca

Sonecas curtas, antes de levantar da cama, prejudicam sua disposição ao longo do dia.

Você quer deixar o cansaço mental de lado e se sentir bem-disposto durante o dia?


Um dos maiores segredos para isso é parar de usar o botão soneca.


Entenda o seguinte: o sono acontece em ciclos de 4 estágios.


Quando você acorda e volta a dormir, seu corpo se prepara para iniciar um novo ciclo — que dura entre 90 e 110 minutos.


Agora, imagine o que acontece quando, ao invés de ganhar todo esse tempo, o sono é interrompido após 5 ou 10 minutos.


Longe de te dar um descanso extra, as sonecas fazem com que você comece o dia se sentindo confuso, mais lento e estressado.


Portanto, ao menos no seu dia da saúde mental, experimente ver como você se sente respeitando o despertador.


3. Tome um banho revigorante


Água corrente, preferencialmente numa temperatura mais fresca, estimula a circulação e afasta a sonolência.


Logo, o banho matinal pode trazer uma dose extra de ânimo.


Uma dica adicional é usar sabonetes e shampoo com aromas cítricos — já que eles têm função estimulante.


Se você prefere deixar o banho para a noite, para relaxar, deixe a água um pouco mais quente. E, nesse caso, abuse de produtos com cheiro de lavanda.


4. Não pule o café da manhã


Não, beber apenas uma xícara de café não conta.


Coma ao menos uma fruta, um iogurte com cereais integrais ou, quem sabe, ovos mexidos e pão integral.


Não precisa ser um banquete.


Apenas o suficiente para te dar energia e ativar o metabolismo — que está lento após as horas de sono.


Veja também: Dicas de alimentos que melhoram o humor

5. Saia para uma caminhada ao ar livre

Inclua um passeio em seu dia de relax mental.

Existem centenas de estudos que evidenciam os benefícios dos exercícios físicos para nosso bem-estar geral.


Se puderem ser combinados ao contato com a natureza e luz do sol, melhor ainda.


Sendo assim, inclua um passeio em sua programação do dia da saúde mental.


Reserve cerca de 1 hora para essa atividade.


6. Leia aquele livro que está esperando na estante


Essa estratégia pode até substituir a caminhada, caso caia aquela chuva justo no seu dia da saúde mental.


Porém, uma coisa não precisa excluir a outra.


Tirar um tempinho para colocar a leitura em dia é um ótimo exercício para sua concentração. Além de beneficiar sua criatividade.


7. Medite por 15 minutos


Se você nunca meditou, experimente uma sessão de meditação guiada.


Basta fechar os olhos e acompanhar as instruções do áudio.


Você encontra várias opções no YouTube ou em aplicativos de smartphone.


Saiba que os benefícios da meditação são comprovados por estudos científicos.


É um método eficaz para combater o estresse, reduzir a ansiedade e melhorar a capacidade de raciocínio — só para citar alguns exemplos.


8. Quebre em etapas um projeto que você vem adiando


Seu objetivo ao fazer o dia da saúde mental é colocar em prática uma ideia que, há tempos, ronda sua mente?


Ótimo! Mas você tem uma estratégia para chegar lá?


Nossa dica é pegar papel e caneta e organizar os passos que você precisa concluir para alcançar o resultado final.


Pense em seu projeto como uma receita de bolo.


De quais recursos você precisa?


Quais são as etapas envolvidas no “preparo”?


Faça uma lista com tarefas bem definidas.


Estabeleça metas pequenas que, uma vez atingidas, permitam que seu projeto evolua.


Não tente fazer tudo num dia!


Prefira agendar metas específicas (e realistas) para executar, digamos, ao longo de um mês.


Reserve o dia da saúde mental apenas para traçar esse plano.


Veja também: Técnicas para vencer a procrastinação

9. Tenha um momento de lazer


Inclua diversão no seu dia da saúde mental!


Vale assistir a um filme ou show de stand-up na Netflix.


Melhor ainda se puder aproveitar esse tempo experimentando um novo hobby!


10. Agende uma sessão de terapia


Você já faz terapia? Perfeito! Então se organize para que seu dia da saúde mental coincida com um dia de conversa com seu psicólogo.


Agora, se você ainda não tem contato com esse tipo de profissional, fica o convite de usar o dia da saúde mental para quebrar essa barreira.


A terapia online é uma excelente porta de entrada!


Lembre que o principal objetivo da terapia é promover qualidade de vida.


Portanto, é uma recomendação válida para qualquer pessoa — sem restrições!




Clinica de Psicologia Nodari

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