Por que nos sentimos tristes nas festas de final de ano?

O "espírito natalino" está nas ruas. Nossa família e amigos falam sobre os presentes, o desejo que eles têm de compartilhar o momento com os entes queridos, e exibem um belo sorriso no rosto quando falam sobre os planos que tem para o Natal.


É quase uma regra social viver este momento com o coração cheio de alegria, porém nada impede que algumas pessoas nessa época sejam invadidas por sentimentos de tristeza e melancolia. E essa sensação pode estar relacionada a perda recente de um ente querido, uma separação, um trabalho do qual não se gosta ou uma situação econômica instável.


Há muitas circunstâncias que podem tornar o Natal um momento triste e difícil. Mas, apesar das diferenças individuais, muitas pessoas se perguntam: "Por que estou triste no Natal?"


A sociedade “exige" que durante esses dias vivamos com alegria e desfrutemos de tudo que nos rodeia. Mas cada pessoa tem uma circunstância pessoal específica e isso não tem que estar de acordo com o resto. Se nos deixamos levar pelo "que tem que ser feito no Natal", longe de melhorar nossa situação ou gerar bem-estar, podemos criar sentimentos de culpa ou solidão.


Nunca podemos perder de vista o fato de que todas as pessoas têm o direito de ficar tristes, independentemente de qual momento do ano seja. É uma reação natural a diferentes situações pelas quais passamos. Mas principalmente neste momento onde tudo parece brilhar de alegria, essa felicidade típica das festas de final de ano pode nos fazer sentir pior.


Há várias razões que podem nos entristecer ao nos darmos por conta de que o Natal se aproxima. Descubra alguns desses motivos para saber se é isso o que acontece com você e como você pode fazer para tentar se sentir menos triste antes da chegada das festas de final de ano.


Quando o ano parece ter passado rápido demais


É provável que, inconscientemente, o fato de saber que o Natal está se aproximando fará com que você perceba a rapidez com que o ano passou. Certamente parece que foi ontem que você estava planejando todas as coisas que gostaria de fazer no ano que começou e que, por uma razão ou outra, você ainda não conseguiu.


O fato de você perceber que o ano está prestes a terminar pode fazer você se sentir um pouco nervoso e achar que não terá tempo para cumprir todos os seus propósitos. No entanto, você deve evitar que essa ideia invada os seus pensamentos.


Se você acredita que é tarde demais, não se preocupe tanto. As vezes não temos tempo para fazer tudo o que queremos no exato momento em que queremos. Mas com paciência, poderemos realizar tudo um pouquinho mais tarde no futuro. Isso também não significa que você está abandonando os seus desejos. Se você não atingiu todos os objetivos que queria no ano que se encerra, terá muito tempo para fazê-lo durante o próximo, até porque é um novo ciclo que se inicia.


Quando você sente falta de entes queridos


Há também a probabilidade de que o clima natalino possa fazer você se sentir triste ou nostálgico pelo fato de ter perdido um ente querido recentemente ou durante o ano. E por ser uma data muito familiar, é possível que você se sinta sozinho por não ter aquela pessoa ao seu lado.


No entanto, é muito provável que o desejo dessa pessoa que já não está mais presente seria ver você feliz nas festas de final de ano. E estas são as datas ideais para você desfrutar ao lado de qualquer pessoa com quem você quer estar e tentar ser feliz pela memória daqueles que já se foram.


Quando você não gosta do Natal


Há pessoas para quem o Natal é uma época muito estressante, que acaba gerando tristeza ou nostalgia. Essas pessoas não gostam de multidões quando vão às lojas, ou mesmo do fato de precisarem comprar presentes simplesmente porque é uma imposição da data.


Nesses casos, as pessoas provavelmente ficam tristes ou preocupadas pois sabem que as datas importantes de final de ano se aproximam, mas seria importante não se preocupar tanto. Vivemos em uma sociedade em que o Natal é uma das maiores celebrações, por isso é necessário aprender a conviver com ele e levá-lo da melhor maneira possível.


Seja qual for o motivo, devemos tentar descobrir o que realmente nos fere ou por que esse período festivo nos afeta. O Natal em si não é prejudicial. A dor ou angústia que nos produz é dada por algum conflito próprio não resolvido. Para resolvê-lo, é importante que saibamos qual é o conflito.


Então, se você acha que a aproximação do Natal deixou você mais triste do que o normal, não hesite em conversar com seus parentes, amigos ou mesmo contar com a ajuda de um terapeuta. Dessa forma, você pode se sentir mais feliz e relaxado, independentemente da época do ano. Saiba que as pessoas que nos amam nos ajudam a nos sentir melhor e nos auxiliam a entender que o Natal e o Ano Novo são tempos para ser feliz, como é também qualquer época do ano, sem a tristeza ou nostalgia tomando conta de nossa vida.

12 visualizações

Rua Domingos de Morais, 2781, conj. 310

04035-001, Vila Mariana, São Paulo, SP

Ao lado da estação metrô Santa Cruz

Estacionamento gratuito no local

whatsapp-512.png
  • icone_facebook
  • icone_instagram

© 2019 | site da Clínica de Psicologia Nodari.