Preocupação com o futuro: quais as melhores maneiras de se lidar?


Quando a preocupação com o futuro se torna incômoda é porque representa um exercício vazio.


Ou seja, não traz ideias produtivas e nem permite organizar planos viáveis.


Por outro lado, existem preocupações inteligentes.


São aquelas que antecipam mentalmente fatos concretos e nos convidam a atitudes de melhor preparo, no presente.


Então, antes de definir como lidar com suas inquietações, avalie — com honestidade — o que sua preocupação com o futuro está sugerindo:

  • É algo que está no seu controle?

  • Há um aprendizado sendo requisitado?

  • Implica em alguma mudança que você pode, objetivamente, realizar?


Se a resposta for “sim”, ótimo — a preocupação tem uma finalidade, é um pensamento funcional, que cuida da sua sobrevivência e bem-estar.


Mas, se for “não”, todo a aflição com o futuro serve apenas para alimentar pensamentos catastróficos, que se perdem de soluções. Puro desperdício de tempo, energia e saúde.


Agora, uma notícia: boa parte de nossas preocupações com o futuro pertence a essa segunda categoria.



Preocupação com o futuro: como parar?


O interessante é que o que funciona para preocupações inúteis também funciona para preocupações frutíferas.


Pratique estas técnicas e tire suas próprias conclusões:



1. Tenha um momento “egoísta”


Esqueça os outros, por um instante. Tire as opiniões deles de cena e reavalie o que a preocupação com o futuro representa.


Ela se sustenta, se você retira os possíveis julgamentos alheios do contexto?


Quanto do que o perturba não tem relação com suas escolhas, mas sim com hipóteses sobre o que os outros vão pensar?


Situe sua identidade no centro da questão.


É com o que você pensa que deve se ocupar — desse aspecto você pode cuidar.


O que os outros pensam não está ao alcance de sua imaginação. Logo, qualquer exercício de adivinhação é tolo (e, no fundo, você sabe muito bem disso).



2. Exercite sua autoconfiança

Quantas de suas preocupações são resultado da percepção que tem de si?


Defina com precisão quais são os pontos fracos que o incomodam. Sem generalizações!


É possível fazer algo a respeito?


Às vezes, a solução é muito prática.


Por exemplo, se você se sente despreparado para uma entrevista de emprego, ao invés de se fixar em ideias de fracasso, pode optar por ler mais sobre a empresa, assistir tutoriais com dicas para melhorar a performance, etc.


Ou seja, você pode ser ativo diante das deficiências percebidas e atuar para minimizá-las.


Mas, se não há nada que possa ser feito — que dependa de uma atitude sua — aceite suas limitações naquele recorte.


Tire esse peso de autocobranças que apenas o distraem de quem você é!


Para cada preocupação com o futuro, responda com o seu melhor.


Se a resposta é impossível, é porque a inquietação não faz sentido.



3. Exista no presente


O futuro é uma ilusão criada pela mente. Não estamos lá.

O problema é que, enquanto nos dedicamos a tentativas de adivinhar o futuro, prejudicamos nosso domínio sobre o presente.


Porque preocupações nos estressam e roubam energia.


Nos tiram a clareza sobre o que, de fato, estamos vivendo.


Assim, acabamos relapsos em relação ao tangível para sofrermos em uma fábula!

Dessa forma, ao se perceber perdido em conjecturas sobre dificuldades, retome o controle. Olhe para o agora e decida se concentrar nos desafios do momento.


A melhor forma de afastar a preocupação com o futuro incerto é interrompê-la com uma ação imediata.


Direcione o empenho de seus pensamentos de forma a obter o melhor do presente — e não a criar o pior cenário para um futuro duvidoso.



4. Desafie suas crenças

Algumas preocupações são persistentes, como uma companhia que se aproveita de qualquer distração para se alojar.


É complicado ignorá-las, já que ficam se repetindo, como uma fala teimosa.


Se não respondemos às suas provocações, elas se fortalecem, pois passam a se mostrar prováveis.


Ora, se não enxergamos alternativas, nos rendemos ao raciocínio pessimista. Se ele é o único que nos ocorre, acaba aceito como verdade.


Então, tire um tempo para estabelecer um diálogo com suas preocupações.


Permita que elas expressem o cenário terrível que acreditam à frente.


E, para cada convicção, contraponha outras possibilidades.


Faça um esforço racional para isso.


Ao serem enfrentadas com ideias de horizontes diferentes, as preocupações mostram suas fragilidades, suas incoerências e, principalmente, sua real probabilidade.



5. Verbalize suas preocupações


Fale com alguém sobre os motivos que geram sua preocupação com o futuro. Pode ser com um amigo de confiança, um familiar ou um psicólogo.


O que importa é você se sentir à vontade para comunicar suas angústias, sem receio de ser julgado.


Se você preferir, também pode usar o papel como “ouvinte”.


A ideia é tirar a preocupação de seu ambiente ideal — a mente — onde ela se desenvolve freneticamente e sem necessidade de vínculo com a razão.


Organizar a preocupação num discurso — escrito ou falado — lhe dá contornos definidos. E o que é definido é melhor gerenciado.



Preocupação com o futuro: recursos complementares


Você pode obter ajuda extra para driblar a excessiva preocupação com o futuro conferindo os seguintes recursos:



Livros

  • Vencendo a Ansiedade e a Preocupação com a Terapia Cognitivo-Comportamental: Tratamentos que Funcionam: Manual do Paciente, por David A. Clark e Aaron T. Beck (Editora Artmed).

  • Ansiedade, Medo e Preocupações: Manual da Mente Tranquila - Orientações para o Controle da Ansiedade e das Preocupações do dia a dia, por Juliana Vieira Almeida Silva (Juruá Editora).

  • Preocupações, Nunca Mais! um Livro Sobre Como Lidar com a Preocupação e Ansiedade por Christine A. Adams (Paulus Editora) — livro infantojuvenil.



Texto


Há outras informações que serão úteis a você no texto “O que a preocupação com o futuro significa?”. Acompanhe o blog e leia esse artigo.



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