síndrome do pensamento acelerado,SPA,mente acelarada,síndrome do pensamento acelerado sintomas,Síndrome do pensamento acelerado o que é,planejamento diário

Blog

Post

Síndrome do pensamento acelerado (SPA): será que você sofre desse mal?

Pensamentos acelerados: entenda as consequências do "vício de pensar".

O que é a síndrome do pensamento acelerado? Por que a “mente acelerada” é considerada o mal do século? Saiba tudo em nosso texto.


Conteúdo abordado neste post:


A síndrome do pensamento acelerado (SPA), mais do que um mal-estar individual, se sugere como um sintoma de nosso tempo.

Portanto, há grandes chances de você se identificar com as características do distúrbio, bem como notar, ao seu redor, o pleno desenvolvimento de suas causas e consequências.

Mas o que são pensamentos acelerados, de fato? Quando a sensação de mente acelerada se torna um problema? O que fazer para desacelerar e ter maior controle sobre os pensamentos?

Neste post, você encontra as respostas que procura. E entenderá porque tal transtorno afeta grande parte da população.

O que é a síndrome do pensamento acelerado?

O termo, proposto pelo psiquiatra Augusto Cury, descreve um dos principais gatilhos da ansiedade: o vício em pensar.

Longe de demonizar a atividade intelectual, Cury alerta sobre hábitos que a prejudicam.

Segundo o médico, o excesso de pensamentos e o acúmulo de informações — típicos da SDA — perturbam a criatividade, o raciocínio e, mais a fundo, a capacidade de viver o presente.

Multiplicamos nossas funções, nos cobramos alta produtividade, nos dispersamos em inúmeros canais de comunicação…

Como resultado, nos sentimos sempre um passo atrás, correndo contra o tempo — que se esvai, indiferente às nossas ambições de dar conta de tudo.

Nesse ritmo frenético, a reflexão fica esquecida.

A mente, sobrecarregada, dá sinais de esgotamento.

E os prejuízos não tardam a aparecer, afetando a saúde, os relacionamentos e a performance profissional.

Enfim, se você se sente atropelado por um turbilhão de ideias, compromissos e preocupações, entende — na prática — o que Augusto Cury chamou de “mal do século”.


Conteúdo relacionado: Cansaço mental: 10 maneiras de combater a sensação de esgotamento


Por que o pensamento acelerado é um problema?

Síndrome do pensamento acelerado teste
Por que pensar demais é encarado como um malefício?

Apenas pessoas que pensam muito, que se dedicam a aprender continuamente, conseguem criar coisas novas, soluções revolucionárias, ideias surpreendentes. Correto?

Sim, correto. Graças à curiosidade e busca pelo conhecimento, sobrevivemos e evoluímos.

O sucesso de empresários, inventores, artistas, chefs, alunos… depende de sua dedicação ao pensamento.

Então por que pensar demais é encarado como um malefício?

Precisamos entender que há diferenças entre quantidade e qualidade.

Concentração é a premissa para que consigamos assimilar informações ou elaborar ideias. Quando há um objetivo claro — um foco para o interesse —, somos capazes de realizar conexões inusitadas, lembrar de referências e exercitarmos senso crítico.

O sentido da síndrome da mente acelerada é o oposto disso.

Há quantidade de pensamentos, não qualidade.

”Seu diálogo interno constante o distrai do que está acontecendo ao seu redor, aqui e agora. Faz com que você perca experiências valiosas e sabota a alegria do momento presente.” — SJ Scott

A concentração tem fugas — o que empobrece o raciocínio e, por consequência, seus produtos.

Faça um exercício simples: depois de visualizar centenas de conteúdos em sua rede social, do que é capaz de lembrar?

Quando chega em casa, após o dia de trabalho, você realmente destina seu tempo ao convívio com seus familiares? Ou considera que faz isso enquanto assiste à televisão, procura por um filme — dentre infinitas opções —, consulta o celular, redige emails “urgentes”?

O pensamento acelerado, ao contrário do pensamento profundo e reflexivo, subtrai a capacidade do diálogo (consigo mesmo e com os outros).

No lugar de concentração, impera a distração.

Ao invés de diálogos construtivos, a mente grita uma confusão de vozes autoritárias, que impõem cobranças.

De acordo com Augusto Cury, é nesse ponto que o cérebro se desgasta e estressa.

Assim, paradoxalmente, o excesso de pensamentos acaba por inibir a inteligência, tanto em seus aspectos lógicos quanto emocionais.

“Pensar demais pode levar à preocupação, o que leva à ansiedade. A ansiedade às vezes pode ser paralisante, deixando as pessoas congeladas e incapazes de agir. Pensar demais também pode levar à depressão. Qualquer um deles pode deixá-lo incapaz de se concentrar, sentindo-se sem esperança e irritado.” — Brien Blatt

Quais são as causas dos pensamentos acelerados?

A tecnologia tem papel central no desenvolvimento da SDA. Ou melhor, não a tecnologia em si, mas o uso que fazemos dela.

Um exemplo dessa consideração é o WhatsApp. Veja quantas facilidades o aplicativo nos trouxe! Com ele, podemos fazer ligações, enviar mensagens de áudio, textos e imagens, com agilidade impressionante, a qualquer hora do dia.

É ótimo não ter que pagar uma fortuna por uma ligação internacional ou esperar meses por uma carta. É divertido compartilhar piadas e memes com amigos. É útil contar com grupos para trocas de informações.

Poderíamos seguir enumerando benefícios e mudanças positivas que o WhatsApp trouxe para nosso cotidiano. Mas você já os conhece, por experiência própria.

Por outro lado, já parou para analisar o quanto a facilidade passou a ser interpretada, por nós, como um imperativo de urgência?

A mensagem que você envia, ou recebe, exige atenção instantânea. O sinal sonoro do smartphone rouba a cena e interrompe qualquer outra atividade em curso.

É o aplicativo que impõe essa dinâmica? Não.

Simplesmente, resolvemos encarar como naturais as interrupções frequentes, sem avaliar seus efeitos cumulativos.

Não somos máquinas. Mas, às vezes, parece que nos esquecemos disso. E insistimos em nos comportar como uma.

Será mesmo que você precisa responder mensagens imediatamente? Precisa verificar suas redes sociais enquanto almoça? Precisa levar o trabalho para a cama?

Em vários momentos do livro “Ansiedade: como enfrentar o mal do século”, Augusto Cury manifesta seu entendimento quanto ao uso prejudicial que fazemos de aparatos tecnológicos.

Citamos o WhatsApp, para ilustrar essa percepção. Mas não se fixe no exemplo.

Permita-se uma análise mais ampla — e honesta — para encontrar, em seu dia a dia, os “vilões de sua energia”.

“Se você somar o tempo gasto em cada dispositivo digital, todos os dias, provavelmente você tem um relacionamento mais próximo com o mundo virtual do que com seu cônjuge, filhos ou amigos. Você sabe que há algo de errado com esse equilíbrio, mas ainda assim se pega olhando para o iPhone sempre que tem um momento de sobra — ou mesmo quando não tem. É realmente assim que você quer viver sua vida?” — SJ Scott

De forma mais objetiva, podemos usar as palavras do autor para enumerar aquelas que seriam as principais causas da síndrome do pensamento acelerado:

  • excesso de uso de celulares;
  • excesso de uso de computadores;
  • excesso de informação;
  • excesso de atividades;
  • excesso de trabalho intelectual;
  • excesso de preocupação;
  • excesso de cobrança.

“O estresse criado pela sobrecarga de informações, desordem e as escolhas infinitas exigidas dessas coisas podem desencadear uma série de problemas de saúde mental, como ansiedade generalizada, ataques de pânico e depressão. Junte esse estresse às dúvidas e preocupações legítimas de sua vida e você poderá ter problemas de sono, dores musculares, dores de cabeça, no peito, infecções frequentes e distúrbios estomacais e intestinais, de acordo com a American Psychological Association (para não mencionar dezenas de estudos que apóiam a conexão entre estresse e problemas físicos).” — SJ Scott

Um adendo: da sabedoria grega, herdamos uma frase muito conhecida e repetida, traduzida como “conhece a ti mesmo”.

Porém, no Oráculo de Delfos, local onde esse lema está inscrito, existe um outro, menos popular, que apregoa: “nada em excesso”.

Os dois conselhos soam mais atuais e necessários do que nunca. E seguem como bases incontestáveis da sabedoria, saúde e prazer de viver.


Conteúdo relacionado: Vício em internet: o que é e como tratar


Quais são os sintomas da síndrome do pensamento acelerado?

Os sintomas típicos da síndrome da mente acelerada incluem:

  • déficit de memória (esquecimentos corriqueiros);
  • dificuldade de concentração;
  • irritabilidade;
  • oscilações de humor abruptas;
  • baixa resiliência;
  • tendência a sofrer por antecipação;
  • ansiedade;
  • tendência a pensamentos obsessivos angustiantes;
  • inquietação ou agitação mental;
  • fadiga;
  • insatisfação ou tédio constante;
  • impaciência;
  • transtornos de sono (insônia ou acordar frequentemente cansado);
  • dificuldade para relaxar;
  • dores de cabeça;
  • dores musculares;
  • pressão arterial elevada;
  • episódios de taquicardia;
  • queda de cabelo.

Caso você se identifique com um conjunto desses sinais de alerta, procure por ajuda profissional.

A avaliação de um psicólogo é fundamental, pois os sintomas da síndrome do pensamento acelerado podem ser confundidos com outros problemas, como transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou ansiedade generalizada (TAG).

Como cada distúrbio precisa ser tratado de forma específica, o diagnóstico depende da análise apurada dos relatos de cada indivíduo.

Sintomas da síndrome do pensamento acelerado podem ser confundidos com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou ansiedade generalizada (TAG).
Sintomas da síndrome do pensamento acelerado podem ser confundidos com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou ansiedade generalizada (TAG).

Quais são as formas de tratamento da SPA?

Terapia é a recomendação principal. Com acompanhamento psicológico, é possível identificar e modificar padrões de comportamento nocivos, bem como aprender a administrar as emoções de modo mais saudável.

Combinada à terapia, também pode ser indicada a consulta com um psiquiatra, a fim de complementar o tratamento com medicação oportuna.

As sugestões de medicamentos mais comuns englobam antidepressivos — que ajudam a regular o humor e a ansiedade.


Conteúdo relacionado: Consulta com psicólogo: saiba como é a primeira sessão de terapia?


Como evitar a síndrome do pensamento acelerado?

Os cuidados com a saúde mental não se restringem à busca por terapia ou medicamentos.

Há outro elemento fundamental, que não pode ser esquecido: o autocuidado.

Quando consideramos a saúde física, estamos cientes que hábitos diários fazem a diferença. Sabemos que a responsabilidade pelo nosso bem-estar depende, primeiramente, de nossas escolhas.

A situação não é diferente quando falamos em saúde mental. Ela também depende de atitudes cotidianas. E do comprometimento com rotinas que preservem nosso equilíbrio.

Se quisermos nos sentir dispostos, com energia e com os pensamentos “no lugar”, precisamos colaborar!

Confira algumas estratégias que você pode adotar em seu dia a dia, com objetivo de combater a síndrome do pensamento acelerado:

1. Faça um planejamento diário

Alivie sua mente da obrigação de lembrar de tudo. Crie o hábito de anotar as tarefas que precisa cumprir.

De preferência, faça isso no final do dia, já organizando seu amanhã.

Liste tudo o que estiver em sua cabeça. Um dos efeitos é a sensação de alívio quanto a eventuais esquecimentos. Outro é que, provavelmente, você irá concluir que necessita de mais de 24 horas para dar conta de tudo…

Visualizar suas ambições ajudará a estabelecer limites mais plausíveis.

Sabendo que não pode multiplicar sua cota de horas diárias, a solução funcional será determinar prioridades. Afinal, nem tudo é tão urgente quanto parece.

Divida as demais tarefas em outros dias — ou com outras pessoas.

Após realizar cada afazer, risque-o da lista! A sensação de “dever cumprido” é prazerosa — além de ser uma coisa a menos a ocupar sua mente.


Conteúdo relacionado: Bullet journal: um guia para você começar o seu


2. Concentre-se em uma coisa de cada vez

Aproveite sua lista de tarefas para pautar suas ações e evitar distrações.

Pode ser útil desmembrar um objetivo maior em uma sequência de passos menores.

Estudar para uma prova, por exemplo. É um objetivo que consome tempo, energia e pode lhe deixar ansioso, sem nem saber por onde começar.

Então fragmente a matéria em blocos. Programe um timer para soar a cada 15 ou 30 minutos. Faça intervalos de 5 minutos após o período programado. Beba um café, se alongue, confira seu celular. Depois, volte ao trabalho.

Outra dica é estabelecer horários fixos para atividades diárias. Tanto às obrigações quanto aos momentos de lazer.

Lembre que a qualidade do que você faz — e vive — resulta da atenção exclusiva que está disposto a oferecer ao presente.

Seu foco melhora com o treino. Portanto, faça de situações triviais — como fechar a porta de casa ou escovar os dentes — exercícios dessa habilidade.


Conteúdo relacionado: Como organizar os pensamentos: maneiras de colocar as ideias em ordem


3. Aprenda a relaxar

Descubra recursos para desacelerar. Perceba o que funciona para você. Por exemplo, analise suas sensações após:

  • tomar um banho morno;
  • beber uma xícara de chá;
  • caminhar ao ar livre;
  • praticar meditação;
  • fazer aulas de yoga;
  • ouvir músicas tranquilas ou mantras;
  • inalar odores calmantes (como lavanda);
  • seguir técnicas de respiração profunda;
  • adotar um hobby;
  • receber massagens relaxantes.

“Para controlar sua vida, controle sua mente. Para controlar sua mente, controle sua respiração.” — Stephen Richards

Faça testes, explore possibilidades, acolha sugestões. Tudo é uma questão de tentativas, até encontrar as soluções que melhor se adaptam às suas necessidades.

4. Busque moderação no uso de tecnologias

“Você pode hiperventilar ao considerar essa ideia, mas uma das melhores maneiras de ganhar clareza mental em sua vida é frequentemente tirar ‘licenças digitais sabáticas’, onde você não tem acesso ao seu telefone celular, tablet, computador ou qualquer dispositivo que conecta você à Internet.” — SJ Scott

Que tal esquecer seu celular durante suas refeições e silenciá-lo enquanto conversa com amigos?

O ideal é que você determine horários específicos do dia para consultar suas redes sociais e responder mensagens.

Mas, se essa disciplina lhe parecer muito distante, comece criando os “momentos offline” obrigatórios.

O mesmo vale para outros estímulos, como a televisão. Quantas séries e programas você acompanha, diariamente? Termina de assistir a uma atração e já parte para outra?

Coloque um freio no seu consumo. Seja mais seletivo. Faça um detox dos excessos.


Conteúdo relacionado: Como fazer uma desintoxicação digital?


A síndrome do pensamento acelerado não é um destino estabelecido, ainda que o contexto cotidiano, tantas vezes, sugira o contrário.

Não se trata de abrir mão de recursos facilitadores ou negligenciar o acesso às informações. A chave está na escolha consciente de seus usos.

Clínica de Psicologia Nodari
Especializada em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Atendimentos Particulares em Psicoterapia e Avaliação Neuropsicológica

Está localizada na Vila Mariana, São Paulo/SP
11 99725-4565

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica de Psicologia Nodari

Nosso blog tem como objetivo trazer textos dicas, ferramentas, informações, enfim, conteúdos que acreditamos que possam ajudar as pessoas a melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida. Além de refletir a importância da psicoeducação no processo terapêutico.

Oferecemos atendimentos psicológicos em:

  • Psicoterapia - Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e
  • Avaliações Neuropsicológicas.
  • Outros Posts

    plugins premium WordPress