Técnicas para sair de pensamentos negativos

Pensamentos negativos são aqueles pensamentos recorrentes, geralmente relacionados a preocupações, medos ou situações violentas que não nos permitem a concentração em outras coisas.


Este tipo de pensamento é normal para todas as pessoas. A diferença está em como reagimos a eles. Se você não lhes dá importância, eles não se tornam preocupantes. Mas se esses pensamentos causam muita ansiedade ou estresse, é provável que eles possam atrapalhar a sua rotina diária.


Para se livrar de pensamentos negativos, é preciso tentar uma abordagem diferente, algo que ajudará a limpar a mente de uma vez por todas. Trouxemos aqui algumas técnicas que podem ser muito úteis para limpar a mente. Vamos conferir?


Linguagem corporal

Reserve um momento para observar sua linguagem corporal. Você costuma manter uma postura fechada? Nesse caso, estará mais propenso a pensar negativamente. Uma linguagem corporal inadequada pode diminuir sua autoestima e levar a uma falta de confiança. E nesse estado emocional, é natural começar a ter pensamentos ruins.

Uma boa maneira de sentir-se seguro é abrir sua postura e sorrir mais. Corrija sua linguagem corporal e você se sentirá muito melhor. Este pode ser o primeiro passo que você precisa dar para apagar esses pensamentos negativos.


Não tenha medo de falar sobre aquilo que o preocupa

Algumas vezes, os pensamentos negativos surgem porque existem problemas ou emoções que você precisa comunicar. Não é bom manter as coisas para você. Se há algo que precisa ser falado, você deve falar. Colocando os pensamentos em palavras, você irá moldá-los e torná-los visíveis. Isso ajudará a colocar os problemas em uma perspectiva para que você possa lidar com eles de uma melhor maneira.

Esvazie sua mente

Quando sua mente está acelerada, pode ser difícil manter a calma. Assim é ainda mais difícil de controlar os pensamentos, principalmente os negativos. Se você conseguir parar por um minuto, já poderá ter ótimos resultados. Neste sentido, a meditação pode ser muito útil, e você deve pensar nisso como um recomeço. Uma vez que a sua mente esteja vazia, ela pode ser preenchida com algo mais positivo.


Mudando o foco

Às vezes, o pensamento negativo é o resultado de uma perspectiva ruim. Preste atenção ao enfoque que você dá às coisas ao seu redor. Aqui você pode substituir o "Estou tendo problemas “ por "Estou enfrentando alguns desafios, mas estou me esforçando para superá-los”.


As duas expressões entre aspas dizem basicamente a mesma coisa, porém a segunda aborda um ponto de vista mais positivo. E essa pequena mudança de foco pode fazer uma grande diferença na maneira como você pensa e se sente sobre isso.


Criatividade

Quando pensamentos negativos surgem, é muito útil encontrar uma saída criativa. E esta criatividade pode se dar em escrever coisas, desenhar, pintar, etc. Explorar emoções através da criatividade atua como uma distração e melhorará o seu humor. A criatividade pode parecer uma libertação. Quando você processa suas emoções através de uma forma de arte, por exemplo, estará quebrando a dinâmica habitual de seus pensamentos e será mais fácil para você compreendê-los e controlá-los.


Dê um passeio

Como os pensamentos residem em nosso cérebro, é fácil supor que é só lá que eles se formam. Mas isso é apenas parcialmente verdadeiro. Às vezes nossos pensamentos são um produto do mundo a nossa volta. Se você está cercado de pessoas negativas, é provável que você comece a pensar negativamente também.

Ficar longe de ambientes negativos pode ajudar consideravelmente. Dar um passeio com a cabeça em algum lugar como um parque ou um museu pode ajudar muito. Este tempo que você passa longe das influências negativas lhe proporcionará um espaço importante de tranquilidade.


O que faz você feliz?

Às vezes, no dia a dia, perdemos o foco nas coisas boas que estão em nossas vidas. Para evitar isso, você pode treinar sua mente para se concentrar em tudo de bom que acontece ao seu redor.


Liste tudo aquilo pelo o que você deve ser grato, não importa o quão pequeno tais coisas pareçam ser. Às vezes as coisas boas em nossas vidas estão bem na nossa cara e ainda assim não podemos vê-las. Abra possibilidades e entre em sintonia com tudo aquilo de positivo que você já tem.

69 visualizações

Rua Domingos de Morais, 2781, conj. 310

04035-001, Vila Mariana, São Paulo, SP

Ao lado da estação metrô Santa Cruz

Estacionamento gratuito no local

whatsapp-512.png
  • icone_facebook
  • icone_instagram

© 2019 | site da Clínica de Psicologia Nodari.