Terapia online: esclareça suas dúvidas sobre atendimento psicológico via internet



A terapia online é uma forma prática de obter atendimento psicológico, sem sair de casa.


Realizada por meio de recursos tecnológicos — que estamos habituados a utilizar em uma série de outras comunicações cotidianas — a modalidade ganha cada vez mais adeptos.


Contudo, por ser uma prática relativamente nova — no Brasil, foi regulamentada em 2018 — é natural que suscite muitas dúvidas.


Para lhe ajudar a encontrar respostas e diluir seus receios sobre a terapia online, produzimos este artigo.


Esperamos trazer todos os esclarecimentos necessários para orientar sua escolha. No entanto, caso você tenha outras questões, não hesite: registre sua dúvida no campo dos comentários ou entre em contato conosco!


A terapia online é permitida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP)?


Desde 2018, com a Resolução CFP nº 011/18, o Conselho Federal de Psicologia — órgão que regulamenta, orienta e fiscaliza a profissão de psicólogo no Brasil — passou a autorizar consultas psicológicas online.


Existem orientações específicas que os profissionais devem seguir, a fim de garantir que o atendimento à distância obedeça às mesmas diretrizes éticas que regem sessões presenciais.


É interessante que você acesse o documento oficial do CFP para verificar todas as exigências pontuadas aos profissionais. Certamente, se sentirá mais seguro quanto às normas do procedimento.


Converse com seu psicólogo, caso tenha qualquer receio adicional. Nenhuma pergunta é “boba”! Busque as informações das quais necessita para que se sinta confortável com sua escolha.


O atendimento psicológico online é tão eficaz quanto o presencial?


Se a sua preocupação está centrada nesse quesito, fique tranquilo. Inúmeros estudos comprovam que a terapia online é tão (ou mais) eficaz que o método convencional.


Obviamente, a tecnologia é apenas um mediador e não faz o trabalho sozinha.


Os resultados dependem, em grande medida, da qualidade do relacionamento entre terapeuta e paciente.


Portanto, busque por um profissional com o qual se sinta à vontade e que lhe transmita confiança.


Como funciona a terapia online?


O Conselho Federal de Psicologia autoriza o uso de diferentes recursos para realização de consultas virtuais.


Videoconferências (chamadas que aliam vídeo e voz), viabilizadas por meio de sites ou aplicativos — como WhatsApp, Skype, Hangouts e Zoom — são alternativas bastante populares.


A adesão se justifica porque esse tipo de experiência é muito semelhante àquela vivenciada em consultórios, uma vez que permite o diálogo em tempo real, por meio da fala e contato visual.


Contudo, dependendo da proposta do terapeuta, outras estratégias podem ser oportunizadas. Trocas de mensagens de texto, emails e chamadas por voz são algumas dessas possibilidades.


Independente do meio utilizado, o sigilo e privacidade das conversas deve ser assegurado pelo psicólogo.


Antes de fazer agendamento de sua consulta, verifique os métodos e condições oferecidos pelo profissional de sua escolha.


Confira quais são as ferramentas de comunicação que ele propõe e veja se estão de acordo com suas expectativas e preferências.


Quais são as vantagens da terapia online?


Um dos principais atrativos das consultas virtuais é a facilidade de acesso. E essa característica é benéfica em inúmeras circunstâncias.


Por exemplo, caso você esteja viajando. Não é necessário interromper o tratamento psicológico ou procurar outro profissional, quando seu psicólogo oferece o serviço de atendimento à distância.


Quem mora em cidades pequenas pode sofrer com a dificuldade de encontrar terapeutas especializados. Essa questão se dilui, quando a consulta virtual é acolhida como opção.


Por outro lado, moradores de grandes centros urbanos também saem ganhando. Afinal, não podemos esquecer que dificuldades de deslocamento e trânsito intenso são condições frequentes nas principais cidades do país.


Ou seja, mesmo em locais com abundante oferta de profissionais qualificados, existem empecilhos que podem desencorajar a busca por terapia.


Assim, o atendimento online pode ser a solução para o problema, uma vez que elimina a necessidade de locomoção.


Qualquer lugar, com acesso à internet, torna viável a consulta. Essa comodidade é decisiva, levando muitas pessoas ao seu primeiro contato com psicólogos, justamente, pela possibilidade de fazê-lo na hora e local que percebem mais conveniente.


Vale ressaltar, ainda, o fato de estarmos amplamente familiarizados com recursos de comunicação virtual.


Como a dinâmica dessas interações nos é comum, a tendência é que a terapia online se ajuste muito bem ao nosso estilo de vida, sem causar qualquer estranhamento.


Quais os cuidados recomendados para garantir uma boa consulta online?


A primeira medida é verificar se o profissional está devidamente registrado no Cadastro Nacional de Psicólogos.


Utilize as redes sociais para obter opiniões sobre o trabalho do terapeuta ou busque recomendações de pessoas conhecidas, cujas impressões podem lhe ajudar a fazer uma escolha oportuna.


No horário agendado, certifique-se de estar num lugar tranquilo, privado e ausente de interrupções.


Assegure-se, também, de contar com bom sinal de internet, a fim de evitar quedas no acesso.


Por que a terapia online é a melhor opção neste momento?


Com objetivo de diminuir a transmissão do coronavírus (COVID-19), o isolamento social vem sendo pontuado como uma das principais orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde.


Isso significa que você deve evitar sair de casa, sempre que não for absolutamente necessário.


A redução do contato físico é o modo mais eficiente de prevenção e controle do contágio.


Porém, em tempos de quarentena, os cuidados com a saúde mental são ainda mais importantes.


Se você já realiza tratamento psicológico, converse com seu terapeuta sobre a possibilidade de consultas online.


A interrupção da psicoterapia, num período de tamanha tensão, pode ser muito prejudicial, especialmente para pessoas que sofrem com algum transtorno de ansiedade.


Caso você ainda não conte com apoio profissional, mas venha a sentir a necessidade desse amparo, não se prive de buscar ajuda.


Na Clínica Nodari, estamos priorizando a terapia online, justamente, porque entendemos que o atendimento à distância assegura tanto a saúde física quanto a mental — uma vez que o efetivo combate ao coronavírus depende dessas duas frentes.


Para mais informações sobre nossos serviços, entre em contato conosco ou registre suas dúvidas nos comentários!


#Psicóloga #VilaMariana #Psicologia #AtendimentoOnline #Psicoterapia #ClínicaDePsicologia

444 visualizações

Rua Domingos de Morais, 2781, conj. 310

04035-001, Vila Mariana, São Paulo, SP

Ao lado da estação metrô Santa Cruz

Estacionamento gratuito no local

whatsapp-512.png
  • icone_facebook
  • icone_instagram

© 2019 | site da Clínica de Psicologia Nodari.